Coleta de garrafas PET e latas de alumínio dispara, enquanto a redução de papel e isopor revela mudança nos hábitos de consumo das famílias participantes
Com o objetivo de fortalecer a responsabilidade ambiental e incentivar a reciclagem, a Escola Atuação realiza, todos os anos, um projeto de coleta de materiais recicláveis. Em 2025, a iniciativa ganhou ainda mais força, os estudantes se engajaram em ações de mobilização que resultaram em números recordes, reforçando a consolidação de uma cultura sustentável no ambiente escolar.
Durante as coletas quinzenais, realizadas de março a novembro, os alunos arrecadaram 3.616 kg de papel, 762 bandejas de isopor, 7.633 garrafas de vidro, 36.881 latas de alumínio e 76.388 garrafas PET.
Os números mostram crescimento expressivo em materiais de maior potencial de reciclagem. A arrecadação de latas de alumínio aumentou 167% em relação a 2024 (de 13.788 para 36.881), e as garrafas PET registraram alta de 25,5% (de 60.855 para 76.388). Já materiais como papel, isopor e vidro apresentaram diminuição, o que, segundo a escola, está ligado a uma redução do consumo dentro das residências e maior reutilização de recursos.
Para a diretora da Escola Atuação, Carolina Pereira Frizon, os resultados revelam uma consciência ambiental cada vez mais madura. “Percebemos que a redução de alguns materiais, como papel e isopor, está relacionada a um consumo mais consciente em casa. As famílias estão reutilizando mais e descartando menos. Ao mesmo tempo, o aumento expressivo de latas e garrafas PET mostra o empenho dos alunos em arrecadar e mobilizar a comunidade. É um equilíbrio entre responsabilidade e engajamento coletivo”, destaca.
Como incentivo, a escola manteve a tradicional competição entre as turmas. As campeãs na coleta de papel ganharão um buffet de sorvetes. As turmas que mais arrecadarem PET, vidro e isopor serão premiadas com um café colonial. Já os estudantes que mais recolherem latas de alumínio participarão de um dia de pizza feito no forno à lenha com um familiar na Estação Ecológica da Escola Atuação.
Sobre o projeto
Criado há mais de uma década, o projeto de reciclagem da Escola Atuação tem como objetivo promover responsabilidade ambiental, incentivar a coleta seletiva e envolver a comunidade escolar em ações de preservação. A iniciativa integra o currículo pedagógico e reforça princípios de cidadania, sustentabilidade e colaboração.
“Esse projeto ensina responsabilidade, colaboração e senso de pertencimento. As crianças compreendem o impacto de suas ações e levam esses aprendizados para suas casas, vizinhanças e círculos de convivência. É assim que a educação ambiental se torna cultura”, destaca a diretora.
