Nosso Propósito

Na Escola Atuação, transcender o convencional é nossa missão, inspirando uma formação integral com afeto para moldar mentes e corações rumo a um futuro extraordinário.

CARTA A FAVOR DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

Bem-vindo a nossa Escola, a nossa casa, a nossa família! Muito prazer, somos Cris, Ademar, Carol e Cristiano. Idealizadores, diretores e sonhadores dessa Escola, que chamamos de Atuação. Uma Escola pensada, diariamente, para os nossos estudantes, suas famílias e necessidades de cada um.

Ao longo desses 36 anos de construção, a Escola Atuação foi moldada para transcender o ensino convencional. Acreditamos na formação Integral dos estudantes, buscando preencher a rotina da Escola, não apenas com conhecimento acadêmico, mas com valores e premissas que moldam corações e mentes em busca do bem, do saber conviver e respeitar a si, ao outro e ao meio ambiente.

Nosso propósito é guiar cada estudante em uma jornada que vai além dos livros, cultivando valores importantes como empatia, respeito e cidadania. Entendemos que a educação é a chave mestra para transformar o amanhã, e, por isso, proporcionamos um ambiente onde o aprender vai muito além da sala de aula. Valorizamos a singularidade de cada criança, promovendo e cuidando do desenvolvimento intelectual, emocional e social.

Desde a Cidade do Brincar da Educação Infantil ao Atuação Labs, incentivamos a curiosidade, a criatividade e o prazer pelo aprendizado. Nos cantinhos de leitura e nos pátios, proporcionamos espaços ricos em aprendizagem e cultura, ressaltando e valorizando o conhecimento de mundo que cada criança e adolescente traz consigo. Nossos espaços, como a Estação Ecológica, não são cenários, e sim ambientes vivos e em constante modificação, que inspiram a conexão com a natureza e a compreensão da sustentabilidade.

Na Educação Infantil acolhemos os pequenos estudantes e preparamos muitos momentos divertidos e encantadores, pensando no desenvolvimento das habilidades mais simples, como calçar um tênis até as mais complexas, como amarrar o cadarço do tênis. Fazer parte da nossa família com um pequenino da Educação Infantil é se encantar do começo ao fim!

Ao longo do Ensino Fundamental I e II, buscamos construir alicerces sólidos para o futuro, onde a leitura, a escrita e o pensamento crítico são fundamentais. Proporcionamos experiências reais, interdisciplinares e contextualizadas, preparando os estudantes para desafios além dos limites da sala de aula, onde os resultados alcançados nos deixam, a cada dia, com a certeza de que estamos fazendo a diferença.

Com o Contraturno, oferecemos às famílias um ambiente saudável, educador e com rotina para que possam trabalhar e exercer suas profissões, sabendo que seus bens mais preciosos, seus filhos, estão sendo cuidados, atendidos e acolhidos. Para cada faixa etária, oferecemos cerca de 8 atividades extracurriculares, pois acreditamos que a criança e o adolescente precisam experenciar para construir saberes. Criamos oportunidades de descoberta, sejam nas oficinas do Atuação Labs ou nas aulas de musicalização, natação ou capoeira, visando o desenvolvimento de habilidades práticas e cognitivas.

O elo que interliga todas essas propostas e características é o afeto! Nossa escola é a extensão da casa dos nossos pequenos e grandes estudantes, um lar educacional, onde cuidamos não apenas do intelecto, mas também do coração. Formamos cidadãos que não apenas conhecem, mas compreendem, respeitam e amam. Este é o nosso propósito, nossa razão de existir, e é com dedicação, inovação e carinho que o cultivamos, semeando valores que ecoarão por gerações. Formação integral com afeto – é mais que um slogan, é a essência da Escola Atuação!

Com carinho,

Cris Pereira, Ademar Pereira, Carol Pereira Frizon e Cristiano Frizon